Polícia indicia pais de adolescente apreendido com material de apologia ao nazismo no RS

Casal, que está preso, foi indiciado por corrupção de menores, além de indução e incitação de apologia ao nazismo. Adolescente de 14 anos foi apreendido em Maquiné, no Litoral Norte.

Os pais do adolescente de 14 anos responsabilizado e apreendido por apologia ao nazismo, em Maquiné, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, foram indiciados pela Polícia Civil nesta quarta-feira (25). O inquérito apontou que o casal cometeu indução e incitação de crime de apologia ao nazismo e de preconceito e discriminação, além de corrupção de menores.

Tanto o pai quanto a mãe do adolescente estão presos preventivamente. O menor está internado provisoriamente em uma unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE).

No dia 11 de abril, a Polícia Civil apreendeu material nazista na casa da família. A ação de busca e apreensão ocorreu após o monitoramento de trocas de mensagens por perfis do adolescente nas redes sociais.

A responsabilidade dos pais, conforme o delegado Gabriel Bicca, foi confirmada após os depoimentos dos envolvidos e de testemunhas. Segundo o delegado Marco Antonio Duarte de Souza, diretor do Grupamento de Operações Especiais da Polícia Civil, os pais podem responder pelos crimes em função de ação ou omissão pelas ações do filho.

Relembre
No imóvel da família, em Maquiné, os policiais encontraram bandeiras, gravuras dos ditadores Adolf Hitler, da Alemanha, e Benito Mussolini, da Itália, além de facas, canivetes e uma arma de fogo falsa.

“A gente apresentou o adolescente e os pais, o pai e a mãe, à polícia exatamente porque não tinha como não estar sabendo do que estava acontecendo naquela casa dado o farto material que foi apreendido”, disse o delegado Marco Antônio Duarte de Souza no dia da operação.

Uma bandeira apreendida teria sido dada de presente pelo pai ao filho, conforme o o policial.

“Entrevistando o pessoal na casa e com as informações que a gente já tinha acerca da investigação, a gente conseguiu descobrir que a bandeira que faz apologia ao nazismo, inclusive, teria sido dada pelo pai ao adolescente”, comentou o delegado na data.

A apologia do nazismo usando símbolos nazistas, distribuindo emblemas ou fazendo propaganda desse regime é crime previsto pela Lei 7.716/1989, com pena de reclusão.