Google diz que avalia se o vídeo de comediante português que discrimina pessoas com Síndrome de Down viola políticas

Empresa foi notificada extrajudicialmente pela Defensoria Pública do Paraná para que retire vídeo da plataforma. O pedido foi feito após a denúncia de 12 famílias do Paraná sobre o conteúdo.

A empresa Google afirmou que recebeu a notificação extrajudicial da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR) para que retirem o vídeo do comediante português, Hugo Soares, que ataca a nova Barbie com Síndrome de Down. O pedido foi feito após a denúncia de 12 famílias do Paraná sobre o conteúdo.

Em nota, a empresa disse que está avaliando se o conteúdo viola as políticas pública de comunidade.

No vídeo, o homem diz que uma nova versão da boneca, que representa meninas e mulheres com Síndrome de Down, não é uma ideia “original” porque “os chineses já vendem bonecas com defeito”.

A rede social TikTok também foi notificada. O g1 fez contato para comentarem o caso e aguarda retorno. A reportagem também aguarda retorno da empresa Mattel, responsável pela marca Barbie.

Em nota, o comediante falou que o comentário foi uma “excelente piada”. Leia mais abaixo.

O que diz a defensoria
De acordo com a defensoria, o vídeo viola a Constituição Federal, a Convenção Sobre Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão.

“O discurso de ódio, sobretudo nas redes sociais, esse tipo vídeo só fomenta esse tipo de situação, coloca essas pessoas num lugar de maior vulnerabilidade e exclusão. Isso não pode ser tolerado numa sociedade”, disse a Defensora Camille da Costa.

‘Inadmissível’

Para Ícaro Proença, advogado e também um dos denunciantes, a atitude do comediante foi inadmissível e retrata “humor de mau gosto”.

“É inadmissível que nos dias atuais ainda exista um profissional do humor que se utilize de uma condição genética de uma pessoa pra fazer piadas e um humor de mau gosto, sendo que essa condição genética pode acontecer com qualquer pessoa […] Hoje em dia é preciso mais informação invés de desinformação que esse sujeito compartilhou”, frisou.
Além da informação, pais e responsáveis pedem também que autoridades atuem na inclusão.

“Nós como pais de crianças com deficiência realmente o que a gente mais espera é que esse tipo de episódio não aconteça mais. […] A gente precisa principalmente que o governo em todas as suas esferas trabalhe junto com a sociedade efetivamente as políticas de inclusão”, disse a também advogada Keiko Taira.

Outros familiares também frisaram as conquistas de direitos por parte de pessoas com Síndrome de Down, como habilitação para dirigir, casamento e, acima de tudo, a independência.

‘Não vamos tolerar’, afirma pai de criança com Síndrome de Down sobre vídeo de comediante que discrimina nova Barbie
Em abril deste ano, Brasil e Portugal assinaram acordos bilaterais que envolvem, entre outros pontos, boas práticas na promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

O que diz o comediante
Ao g1, Hugo Soares classificou o comentário como uma piada e disse que fazia a apresentação em um show de comédia em uma noite de, segundo ele, “humor negro”, em um bar de Portugal.

“Eu sou comediante e tudo o que faço em palco e nas redes sociais é comédia. O meu público e os meus seguidores sabem disso e como não são ignorantes sabem que o que eu digo é piada e não a minha opinião. Uma das características do exercício da comédia é o absurdo e é com isso que trabalho. As pessoas riem do absurdo de eu dizer ‘bonecas com defeito’ e não das pessoas com Trissomia 21”, disse em nota.

Ainda reforçou que não se arrepende do conteúdo dito no vídeo. “Não me arrependo e não peço desculpa. É o meu trabalho”.

Disse ainda que não foi notificado para retirar o vídeo das redes. Ele não tem conta no Instagram porque a dele foi suspensa.