Concurso é realizado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e tem cinco localidades rurais do Brasil na disputa.
O bairro de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, na Região Metropoltana de Porto Alegre é uma das cinco localidades brasileiras que concorrem ao prêmio de “Best Tourism Villages” (ou ”Melhores Vilas Turísticas”, em tradução ao português), promovido pela Organização Mundial do Turismo (OMT).
A escolha dos participantes brasileiros foi feita pelo Ministério do Turismo no dia 26 de junho. Concorrem também Tuiuti (SP), Vila de Entre Rios (PR), Vila Dona Francisca (SC) e Caraguatatuba (SP). O prêmio abrange todos os países-membros das Nações Unidas e promove os destinos por meio de um selo
Além disso, a OMT oferece um programa de apoio às localidades, com troca de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades de desenvolvimento do turismo rural.
O resultado da seleção para o concurso será divulgado em outubro, na Assembleia Geral da OMT. Serão selecionados dois dos cinco destinos enviados pelo Ministério, que irão concorrer ao prêmio máximo.
Melhores vilas turísticas
O concurso destina-se a localidades rurais com menos de 15 mil habitantes que sejam caracterizadas por atividades tradicionais como agricultura, silvicultura, pecuária ou pesca e compartilham os valores e estilo de vida da comunidade.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, Paraskevi Bessa-Rodrigues, Lomba Grande tem forte influência da cultura alemã e se desenvolveu a partir de sítios de lazer, com foco no turismo pedagógico, religioso e corporativo. Assim como toda a cidade de Novo Hamburgo e vizinhas da Região Metropolitana de Porto Alegre, o local faz parte do Vale Germânico, considerado um dos berços da imigração alemã no Brasil.
Segundo Paraskevi, a indicação é resultado de um trabalho em conjunto de diversas áreas da prefeitura e causa orgulho aos moradores da cidade.
“Recebemos com grande satisfação e orgulho essa notícia. É o resultado natural de um esforço muito grande que a administração está fazendo para valorizar seu bairro rural, colocando grandes volumes de investimento para a melhoria da qualidade dos nossos empreendimentos rurais e da nossa zona rural como um todo”, diz.
Rota turística da região, os Caminhos de Lomba Grande contam paisagens naturais preservadas e são marcados por empreendimentos gastronômicos e de lazer, pousadas, sítios e atividades ao ar livre. Além disso, a rota oferece passeios de bicicleta, além de eventos culturais e religiosos. De acordo com a secretária, os estabelecimentos presentes na região turística são de empreendedores da própria comunidade rural.
O viés turístico dado ao bairro veio a partir de uma proposta encaminhada pelos próprios moradores. Paraskevi diz que a iniciativa partiu de uma reestruturação do bairro.
“A administração investiu em parcerias. Nossas ações iniciais eram de estrutura, como obras em acessos, melhorias de estradas, construção de ciclovias. Todos esses investimentos vieram de parcerias que fizemos”, explica.
Outro fator destacado pela secretária é a presença de mulheres no projeto. “É motivo de grande satisfação termos um grupo predominantemente liderado por mulheres nessa comunidade. É mais um motivo para nos sentirmos orgulhosas, mostrando mais uma vez o papel e os resultados de lideranças femininas para nossa cidade”, afirma.