Polícia estima que valor da coleção pode chegar a R$ 50 mil. Moedas foram apreendidas após prisões de três suspeitos que vendiam drogas para apenados do regime semiaberto.
Três pessoas foram presas em flagrante por suspeita de tráfico e associação ao tráfico de drogas em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Com os suspeitos, investigadores encontraram uma grande quantidade de itens raros, entre eles moedas com símbolos nazistas.
De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos vendiam drogas em um terreno ao lado do Instituto Penal da cidade, onde cerca de 80 pessoas cumprem penas de regime fechado e semiaberto.
Segundo a delegada Luciane Bertoletti, durante o monitoramento, apenados do regime semiaberto foram flagrados comprando drogas antes de entrar na prisão para pernoitar.
Na abordagem, a polícia encontrou uma coleção de notas de dinheiro e moedas raras em um dos aposentos do local onde ocorria o tráfico. Entre os cerca de 500 itens encontrados, havia moedas com mais de 100 anos e dinheiro de 170 países, entre eles, itens da Alemanha nazista.
“Havia uma coleção toda catalogada, com moedas bem antigas, algumas de 1913, alguns itens com a cruz suástica gamada (símbolo nazista). Não sou perita, mas colecionadores nos afirmaram que aquele acervo pode valer até R$ 50 mil. Provavelmente é objeto de furto ou roubo, que acabou sendo trocado por droga na boca de fumo. Fizemos apreensão e vamos procurar o dono”, explica a delegada.
De acordo com a delegada, a polícia pesquisou possíveis denúncias de crimes de roubo ou furto de coleções como a que foi apreendida, mas nada foi encontrado.
A investigação começou graças a uma denúncia anônima. No local, foram encontrados ainda balanças, cartuchos calibre 38 e material para embalar drogas. Os três homens foram levados à 3ª Delegacia de Polícia e, depois, conduzidos ao sistema prisional.